Anteriormente, Saakashvili informou que seus partidários haviam começado a trabalhar para criar em outras regiões da Ucrânia um novo partido político, chamado Movimento de Novas Forças.
"Acreditamos que é possível. Começamos por nós mesmos, queremos estabelecer relações honestas com o Estado, desde o princípio, e anunciamos o início da coleta de fundos destinados a desenvolver o partido e a realizar um ambicioso plano de converter Ucrânia em uma superpotência", escreveu o político na sua página do Facebook.
Saakashvili destacou que o Movimento de Novas Forças persegue o objetivo de criar na Ucrânia uma nova elite política, sem políticos oportunistas nem corruptos. De acordo com o político georgiano, seus defensores também querem privar os oligarcas da capacidade de interferir e influenciar a tomada de decisões importantes para o povo.
Em 7 de novembro, o político anunciou a sua decisão de se demitir do cargo de governador da região de Odessa e acusou o presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, de apoiar os clãs criminosos.