O jornal russo Izvestia informou que as pontes de barcas militares, fabricadas na União Soviética, e que foram compradas pelo Iraque sob governo de Saddam Hussein nos anos de 1980, se tornaram a salvação da operação militar contra o Daesh em Mossul, depois de as aeronaves da coalizão terem destruído as pontes que atravessavam o rio Tigre.
Mossul, a segunda maior cidade no Iraque, bem como diversas cidades e povoados do Norte e do Oeste do Iraque foram conquistados em 2014 durante a ofensiva do Daesh.
No final da semana passada, um grupo de engenheiros conseguiu montar várias pontes de barcas sobre o rio Tigre para que fosse possível transportar o equipamento pesado do exército do Iraque, bem como o das unidades da 1 ª Divisão de Infantaria dos EUA que recentemente foram deslocadas para o Iraque para apoiar a operação em Mossul, diz o Izvestia.
Tudo o que é necessário para instalar estas pontes são caminhões potentes e alguns rebocadores, disse ele.
"Essas pontes são totalmente seguras, podem ser instaladas por equipes de engenheiros com total autonomia. Enquanto as pontes de barcas americanas exigem gruas, as nossas pontes podem ser construídas com ajuda de uma alavanca e um conjunto de ferramentas simples", frisou.
Ele adicionou que as tropas de operações especiais do Iraque mataram cerca 1.000 jihadistas desde o início da operação em Mossul.
Não há um prazo temporal certo para libertar Mossul do Daesh, mais isso não demorará muito, acrescentou.