Gedikli apontou para o fato de a cooperação econômica entre os dois países representar uma importância vital para a região como um todo.
"Graças ao fato de as economias turca e russa se complementam mutuamente de uma forma harmoniosa, as relações econômicas entre esses dois países são construídas com base nos princípios do benefício mútuo e de um baixo nível de concorrência. Além disso, esperamos alcançar acordos com a Rússia em uma série de questões relativas à política externa. (…) Tudo isso nos permite prever que o uso da lira e do rublo no comércio bilateral entre Turquia e Rússia elevará as nossas relações a um novo patamar e contribuirá para uma implementação bem-sucedida de acordos bilaterais na área de comércio", explicou o assessor.
Gedikli destacou ainda que há tempos vem sendo observado um deslocamento da orientação da economia global em direção ao Oriente.
Falando em resultados práticos do uso de moedas nacionais no comércio entre Rússia e Turquia, Gedikli explicou que, antes de tudo, a curto prazo, esse tipo de prática deverá recuperar e aumentar a eficiência das trocas entre os dois países.
Leia também: Turquia não pretende retirar seu pedido de adesão à União Europeia
"Esse passo [transição para moedas nacionais] facilitará o processo de realização de operações comerciais e acelerará os prazos da cooperação econômica e da realização de projetos. Nesse sentido, as economias russa e turca poderão se reforçar mutuamente num curto período de tempo. Esperamos que, a curto prazo, esse processo se reflita em relativos acordos bilaterais", disse.