Senadores pressionam Trump para adotar 'linha dura' contra a Rússia

© AP Photo / Pablo Martinez MonsivaisBarack Obama e Donald Trump conversam com a imprensa durante reunião na Casa Branca, em Washington, 10 de novembro de 2016
Barack Obama e Donald Trump conversam com a imprensa durante reunião na Casa Branca, em Washington, 10 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um grupo de 27 senadores republicanos e democratas enviou uma carta nesta quinta-feira (8) ao presidente eleito Donald Trump conclamando-o a adotar uma linha dura contra a Rússia, que, segundo eles, "se apropria de terras pela força" na Ucrânia.

Antes de ganhar a eleição presidencial de 8 de novembro, Trump tinha sugerido que iria se mostrar mais flexível do que seu antecessor em relação a Moscou. Ele também sugeriu várias vezes um retrato lisonjeiro do presidente russo Vladimir Putin.

"Dada a contínua agressão russa e a sua recusa repetida de respeitar a integridade territorial e o direito soberano da Ucrânia de escolher seu próprio destino, reiteramos nosso apelo aos Estados Unidos para que se aumente o seu apoio político, econômico e militar à Ucrânia", disseram na carta os 12 senadores republicanos e os 15 senadores democratas.

Sistema de mísseis S-300 durante o concurso internacional Chaves do céu no polígono Ashuluk, região de Asrakhan, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Ucrânia divulga imagens de mísseis lançados perto da Crimeia (VÍDEO)
Os signatários acreditam que Washington nunca deverá reconhecer a chamada “anexação” da Crimeia ao território da Federação Russa, efetuada em março de 2014, e incentivam a manutenção das sanções contra Moscou.

A reintegração da península da Crimeia à Rússia, entretanto, foi realizada após um referendo democrático no qual mais de 96% dos habitantes da região decidiram se separar da Ucrânia. Segundo Moscou, portanto, tratou-se de uma medida absolutamente legal do ponto de vista do direito internacional, no que se refere ao direito de autodeterminação dos povos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала