"Muitos dos nossos drones foram liquidados de modo eletrônico ou abatidos", diz a Reuters, citando o secretário-geral da organização, Lamberto Zannier.
Ele adiantou que após ter sofrido tais danos, a Missão Especial de Monitoramento suspendeu o uso de drones com autonomia de 150 quilômetros. A OSCE também afirmou que ficou sem dois drones de médio alcance e cinco veículos de curto alcance.
A agência ressalta que um representante da empresa Schiebel, que elaborou os primeiros drones para a OSCE, afirmou que a produtora está disposta a concorrer à licitação.
Em abril de 2014, as autoridades ucranianas começaram uma operação militar contra as repúblicas autoproclamadas de Lugansk e Donetsk que tinham declarado sua independência após um golpe de Estado que se deu na Ucrânia em fevereiro de 2014. Segundo os dados mais recentes da ONU, o conflito já deixou 9,7 mil vítimas.
A resolução do conflito em Donbass está sendo discutida, em particular, durante os encontros do grupo de contato de Minsk que, desde setembro de 2014, já adotou três documentos estabelecendo os passos de desescalada da crise. Entretanto, após cada acordo de cessar-fogo, as hostilidades entre as partes beligerantes têm continuado.