Os fundos provenientes da venda deverão ser usados para restaurar os depósitos onde as reservas petrolíferas são mantidas.
A administração de Barack Obama chamou o Congresso a aprovar o projeto da lei de despesas transitórias. O Ministério da Energia declara que os depósitos não estão em boas condições técnicas, precisam de reforma, muitos deles estão se enferrujando por razão dos fortes ventos marítimos e tormentas.
O projeto, que custa 2 bilhões, permitirá ao ministério tomar medidas para aumentar a integridade dos depósitos. Os fundos recebidos da venda de parte do petróleo serão alocados para o reequipamento dos depósitos.
As reservas subterrâneas norte-americanas estão localizados ao longo do golfo do México e atualmente contam com mais de 695 milhões de barris de petróleo.
As reservas comerciais de petróleo nos EUA (com exceção da reserva estratégica) na semana que começou em 2 de dezembro diminuíram em 2,4 milhões de barris (ou 0,5%), para 485,8 milhões de barris. A exploração de petróleo nos EUA na mesma semana diminuiu em 2 mil barris por dia (ou 0,02%) para 8.697 milhões de barris por dia.