Assim, segundo o jornal japonês Yomiuri, mais da metade dos questionados que residiam as ilhas de Kunashir, Iturup, Shikotan e Hamobai, acha que o Japão precisa rever a sua posição referente ao repasse de todas as quatro ilhas ao país. 51% dos entrevistados anunciaram que o Japão precisa rever imediatamente a exigência de voltar todas as quatro ilhas, enquanto 44% são a favor da postura atual do país. 82,3% estão convencidos que a solução seria repassar as ilhas Habomai e Shikotan para o Japão e negociar o destino de Iturup e Kunashir.
Em entrevista à Sputnik Japão, o diretor executivo da União dos residentes das Ilhas Curilas, Baki Kimio, informou o seguinte:
"A União dos residentes das Ilhas Curilas e do arquipélago de Hamobai tem por objetivo a entrega simultânea das quatro ilhas, não mudamos de opinião. Mas caso os líderes dos dois países tomem alguma decisão após as consultas, aceitaremos os resultados."
Em 13 de dezembro, o presidente russo, Vladimir Putin, informou em entrevista ao canal NTV e ao jornal Yomiuri que "não se pode solucionar questões referentes à assinatura do acordo de paz apensas traçando planos de possível cooperação, acrescentando que essa questão é objeto de negociações minuciosas, ponderadas e profissionais".