Segundo declarou o líder russo na entrevista ao canal de TV japonês Nippon (mais conhecido como NTV no Japão) e ao jornal Yomiuri, ele terá o prazer de visitar a organização de judô líder do mundo, o Instituto Kodokan. Putin disse que o esporte continua sendo importante parte da sua vida e partilhou a sua visão de como o judô forma o respeito pelo parceiro, a energia positiva nas relações pessoais e outras. Vale ressaltar que o presidente russo possui faixa hachidan (8° DAN), uma das mais altas graduações do judô.
"Isso claramente é o que se chama de primeiro amor. Eu amo praticar outras modalidades de esporte também, esqui alpino, gosto de nadar, e agora estou aprendendo a jogar hóquei no gelo com disco de borracha. Mas o judô é claramente parte da minha vida, uma parte muito grande e estou muito feliz por ter sido precisamente com esta modalidade que a minha prática de esporte regular e séria começou. Por isso, eu também agradeço ao Japão, declarou.
Durante o encontro, os jornalistas mostraram ao presidente um vídeo gravado pelo campeão olímpico japonês e famoso judoca Yasuhiro Yamashita, que Putin conhece e com quem mantém contatos.
"É claro que ele [o presidente] primeiramente persegue os interesses da Rússia, mas se calhar ele também quer fazer algo para o Japão", diz o esportista japonês no vídeo.
Segundo notou o chanceler japonês Fumio Kishida, o programa ainda está sendo acordado.