Ruschel e Henzel foram trazidos da Colômbia em um avião da Força Aérea Brasileira até Santa Catarina e depois seguiram em ambulâncias para um hospital particular em Chapecó. Quando as ambulâncias chegaram a unidade onde os dois vão seguir em recuperação, os torcedores cantavam palavras como "O campeão voltou".
O médico da Chapecoense, Luiz Edgar Tollini emocionado falou sobre o estado de saúde de Rafael Henzel e Alan Ruschel assim que desembarcaram em Santa Catarina.
"Ambos estão estabilizados agora é continuar o tratamento aqui em Chapecó. O Rafael precisa de uma boa fisioterapia pulmonar, o Alan tem a lesão na coluna, mas está tanquilo, eles vieram conversando, levantaram. Foi um prazer trazê-los. É uma emoção, uma comoção nacional, mas estamos com o dever cumprido, a FAB, os Ministérios da Defesa e da Saúde trouxeram os meninos para vocês, agora continua."
O irmão de Alan Ruschel, Anderson dos Santos que achou que não ia mais ver o irmão com vida, estava emocionado e vibrou com a volta do jogador para casa.
"A todo momento eu pensei que tinha perdido ele, mas graças a Deus ele foi iluminado, ele, o Rafael, Neto, o Follmann. É difícil falar, só de ver ele, só poder entrar no quarto dar um abraço e um beijo nele."
Por orientação da equipe médica, os dois não devem ter nenhum contato com a imprensa. Os médicos disseram que a recuperação dos dois é surpreendente diante de tudo que passaram.
Sobre o estado de saúde dos sobreviventes do acidente aéreo, os médicos informaram que o jornalista Rafael Henzel tem um traumatismo de tórax e também faz um tratamento contra uma pneumonia, por isso permanece em isolamento. Já o jogador Alan Ruschel, que sofreu uma luxação na coluna torácica foi operado ainda na Colômbia, ele também está passando por um tratamento para combater uma infecção urinária. Apesar de ressaltarem que o estado de saúde dos dois é bom, os médicos ainda não deram um prazo de quando os Ruschel e Henzel vão deixar o hospital.
Quanto ao zagueiro Neto, os médicos explicaram que ele reage bem ao tratamento no hospital na Colômbia, mas a expectativa é a de que ele também possa voltar ao Brasil a partir desta quinta-feira (15).
Em São Paulo, o goleiro da Chapecoense Jackson Follmann, se recupera da cirurgia na coluna cervical. Segundo os médicos, o procedimento foi um sucesso e o jogador vem apresentando uma boa recuperação, podendo deixar a qualquer momento a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um leito na unidade semi-intensiva do hospital Albert Einstein.
Os médicos também afirmam que há uma boa chance de Follmann também ser transferido até o fim de semana para o mesmo hospital em Chapecó, onde estão Alan Ruschel e Rafael Henzel.
O médico da Chapecoense Marcos André Sonagli informou, no entanto, que Follmann vai ser submetido a mais uma cirurgia na perna esquerda em Chapecó e não mais no hospital de São Paulo. Logo após o acidente aéreo, que matou 71 pessoas, o goleiro teve parte da perna direita amputada.
Durante o voo de volta ao Brasil, o radialista Rafael Henzel e o jogador Alan Ruschel agradecem a assistência e apoio que estão recebendo em um vídeo realizado por um profissional do Ministério da Saúde.
Rafael Henzel e Alan Ruschel agradecem a equipe da @portalfab @minsaude e @DefesaGovBr, que está levando os dois para casa. pic.twitter.com/ttYBdE8GIv
— Ministério da Saúde (@minsaude) 13 de dezembro de 2016