Mídia: Japão não exclui colocar bases americanas nas Curilas

© flickr.com / Austronesian ExpeditionsAs ilhas Curilas
As ilhas Curilas - Sputnik Brasil
Nos siga no
Tóquio não exclui a possibilidade de implantar bases norte-americanas nas duas ilhas Curilas do sul. Em particular, tal posição foi divulgada pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional, Shotaro Yachi durante sua visita de novembro em Moscou.

No início de novembro, o secretário do Conselho de Segurança Nacional, Shotaro Yachi, chegou a Moscou e se encontrou com seu homólogo russo, Nikolai Patrushev, escreve o jornal japonês Asahi

Segundo "várias fontes governamentais" da edição, Patrushev perguntou se nas ilhas seriam colocadas bases norte-americanas caso fossem entregues ao Japão. Shotaro Yachi respondeu: "Existe tal possibilidade".

Ministério da Defesa da Rússia informa que navios da Frota do Pacífico russa chegaram à China para participar nos exercícios navais Interação Naval 2016 - Sputnik Brasil
Putin: relações sino-russas devem ser um exemplo para Japão
O Asahi destaca que, de acordo com funcionários japoneses, a resposta de Yachi é evidente: uma vez que a soberania do Japão se estenda às duas ilhas Curilas, o acordo entre Tóquio e Washington ganhará força no território.

Na terça-feira (13), Vladimir Putin afirmou ao Nippon TV que as tentativas de falar "do primeiro passo" sobre a soberania japonesa na parte sul das Curilas encerrará a discussão. 

O Japão reivindica as ilhas de Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai, com base no Tratado de comércio bilateral e de fronteiras de 1855. A entrega das ilhas, segundo os japoneses, é uma das condições de conclusão de um acordo de paz do Japão com a Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала