'Cooperação entre Rússia e Irã alcança nível sem precedentes dos últimos 500 anos'

© Sputnik / Vitaly Belousov / Acessar o banco de imagensMinistro das Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif e o chanceler russo Sergei Lavrov durante o encontro em Moscou, Rússia, outubro de 2016
Ministro das Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif e o chanceler russo Sergei Lavrov durante o encontro em Moscou, Rússia, outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Durante os últimos dois anos, as relações entre a Rússia e o Irã atingiram um nível sem precedentes, disse na sexta-feira (16) o embaixador iraniano Mehdi Sanaei, acrescentando que espera que em 2017 Teerã consiga assinar um acordo de cooperação com a União Econômica Euroasiática.

A residência oficial do presidente norte-americano, Casa Branca, Washington - Sputnik Brasil
EUA renovam sanções contra Irã, embora sem assinatura de Obama
''Teerã está realizando um diálogo sério com a União Euroasiática. Há esperanças de que o acordo sobre a cooperação possa ser assinado em 2017'', disse Sanaei discursando no terceiro Fórum anual de Cientistas em Estudos Iranianos em Moscou.

''Realizamos o encontro em uma altura em que aconteceram mudanças positivas nas relações entre Moscou e Teerã. Durante os últimos dois anos, passamos por um período de melhoria sem precedentes das relações em todas as áreas: política, defesa, economia, turismo e cultura. O que observamos hoje no desenvolvimento das relações bilaterais é a expressão da experiência histórica dos nossos dois povos. O nível <…> da nossa interação estratégica é agora algo sem precedentes dos últimos 500 anos'', disse. 

Voluntários sírios carregam um ferido em Aleppo - Sputnik Brasil
Rússia e Irã ajudam residentes de Aleppo
Além disso, o embaixador afirmou que a cooperação militar e regional entre a Rússia e o Irã também tem tido bons resultados. 

''Têm acontecido mudanças positivas na cooperação na área de defesa e segurança. Quanto à cooperação regional, é evidente, sabem da libertação de Aleppo, o que prova os resultados da cooperação entre os nossos países'', disse Sanaei.

O Irã presta à Síria ajuda militar (conselheiros) e humanitária na luta contra os terroristas. Teerã enviou um grupo de tropas especiais de desembarque para a Síria, que servem como conselheiros militares. O Irã disse repetidamente que os voluntários iranianos que combatem na Síria não pertencem ao exército iraniano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала