Um novo drone, maior do que os usados anteriormente, está passando atualmente por testes de voo, informou a agência Yonhap, citando um responsável oficial de Seul.
"O Norte está construindo veículos não tripulados de longo alcance e com capacidade de serem pilotados remotamente", disse o funcionário do Ministério da Defesa à edição, acrescentando que Seul havia detectado vários testes de voo este ano.
Segundo a Yonhap, a mídia norte-coreana também havia afirmado no início deste mês que um novo VANT estava sendo desenvolvido, descrevendo suas capacidades, entre as quais estão o monitoramento em tempo real e a vigilância. O drone visa fazer medições atmosféricas, detectar incêndios florestais e monitorar zonas de pesca, de acordo com a mídia norte-coreana.
De acordo com a Coreia do Sul, a Coreia do Norte possui cerca de 300 veículos não tripulados e perto de uma dezena de veículos capazes de efetuar ataques aéreos. Os especialistas locais dizem que a Coreia do Norte pode aperfeiçoar drones comprados no passado à China e à União Soviética.