Conselho de Segurança da ONU por unanimidade decide monitorar evacuação de Aleppo

© AFP 2023 / THAER MOHAMMEDCapacetes Brancos evacuam uma vítima em Hamra, um distrito então dominado por rebeldes em Aleppo, em 20 de novembro de 2016
Capacetes Brancos evacuam uma vítima em Hamra, um distrito então dominado por rebeldes em Aleppo, em 20 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Todos os 2.328 membros do conselho votaram a favor da resolução para executar o monitoramento de evacuação de civis da cidade síria de Aleppo.

Evacuação da cidade síria de  Aleppo - Sputnik Brasil
Cruz Vermelha confirma evacuação de cinco ônibus e uma ambulância de Aleppo
A versão final da resolução proposta foi aprovada no domingo (18) durante consultas a portas fechadas, que duraram mais de três horas. O projeto baseou-se em projetos anteriores de autoria da França e da Rússia.

A evacuação de civis será realizada de todos os bairros de Aleppo oriental marcados pelo conflito armado e pela ocupação terrorista.

O documento prevê que o secretário-geral da ONU garanta aos observadores da ONU e de diferentes organizações internacionais as condições necessárias que permitam o monitoramento da situação dos civis de Aleppo oriental, que esteja "em completa conformidade com a lei humanitária internacional".

Vitaly Churkin, representante permanente da Rússia na ONU - Sputnik Brasil
Potências mundiais chegam a acordo sobre projeto de resolução para evacuação de Aleppo
Na resolução, é destacado que todas as "partes interessadas" deverão ser consultadas sobre as respectivas condições.

O Secretário-Geral da ONU também terá que informar o Conselho de Segurança sobre as preparativas e "pôr em prática imediatamente as medidas declaradas".

Na sexta-feira passada (16), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que Aleppo está sob pleno controle do governo da Síria, tendo, o exército do país, cumprido a operação de libertação dos bairros orientais da cidade. Civis e militares estão saindo da cidade em conformidade com o acordo de cessar-fogo entre os grupos restantes de resistência e as forças governamentais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала