Sob pressão popular, delegados votam para ratificar Trump como 45º presidente dos EUA

© AFP 2023 / JEFF KOWALSKYO 45º presidente dos EUA, Donald Trump, em 31 de outubro de 2016
O 45º presidente dos EUA, Donald Trump, em 31 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os 538 delegados do Colégio Eleitoral dos EUA ratificam hoje (19) a vitória de Donald Trump nas últimas eleições presidenciais do país. Teoricamente, haveria uma chance de que o magnata republicano não fosse empossado de fato, devido a uma campanha popular para que 37 delegados de estados onde o republicano ganhou mudassem de voto.

Presidenciável norte-americano Donald Trump aperta a mão da presidenciável Hillary Clinton em Nova York, EUA. 26 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Desmentidos 6 mitos mais comuns sobre as eleições de 2016 nos EUA
No sistema norte-americano, cada um dos 50 estados indica delegados para representá-lo, mas estes, tecnicamente, podem votar em quem quiserem. Assim, os delegados escolhidos pelas pessoas se comprometem a votar no candidato apoiado pelo partido, mas, na prática, nem sempre é o que acontece. Vence as eleições quem conseguir o apoio de pelo menos 270 delegados.

Além disso, o número de delegados atribuídos a cada estado varia conforme o número de cadeiras de cada um no Congresso norte-americano, cuja distribuição não é feita de modo proporcional ao número de habitantes.

Nas eleições realizadas em novembro, Trump conseguiu 306 delegados. Se tivesse 37 a menos, perderia. Hillary Clinton, pelo Partido Democrata, teve 232. Por isso, embora a candidata democrata tenha tido quase 3 milhões de votos populares a mais, seu rival é quem deve ocupar a Casa Branca a partir de 20 de janeiro de 2017, a não ser que surjam 37 delegados "rebeldes" na votação de hoje, o que é altamente improvável, mesmo com toda a pressão popular.

​A contagem dos votos será feita no dia 6 de janeiro. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала