"Ao informar o secretário de Estado dos EUA dos resultados da reunião mantida no dia 20 de dezembro em Moscou pelos ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia, Sergei Lavrov chamou a atenção para o acordo, planejado entre o governo da República Árabe da Síria e as tropas da oposição armada, bem como para o apoio ao convite do Cazaquistão de organizar em Astana as negociações entre as partes deste acordo, dedicadas ao início do processo de uma solução política do conflito. Isso servirá de estímulo para acelerar o diálogo sob a égide da ONU em Genebra, que por muito tempo permaneceu paralisado, em função das exigências em forma de ultimato dos oposicionistas emigrados", explica o documento do ministério russo.
Segundo o ministério das Relações Exteriores da Rússia, as autoridades trocaram opiniões sobre as perspectivas de uma normalização das tensões entre Palestina e Israel, bem como sobre o plano de ações conjuntas no âmbito da regularização do programa nuclear iraniano.
O secretário de Estado norte-americano aproveitou para manifestar suas condolências pelo assassinato do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, informou a chancelaria russa.
Segundo Moscou, a conversa ocorreu por iniciativa de Washington.