Como centro médico russo ajuda civis perto de Aleppo

© AFP 2023 / KARAM AL-MASRI Famílias sírias recebem lote de ajuda humanitária em Aleppo
Famílias sírias recebem lote de ajuda humanitária em Aleppo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério para Situações de Emergência russo deu detalhes sobre o funcionamento do hospital Centrospas, localizado perto de Aleppo.

Segundo nota publicada no site do ministério, a maioria dos civis, que buscam os serviços do hospital, é composta por mulheres e crianças.

"No total, mais de 1,4 mil pessoas foram atendidas pelos médicos do Ministério para Situações de Emergência, sendo a maioria composta por mulheres e crianças. Para a população de Aleppo, que deixou a zona de combate, sendo oferecida ajuda médica profissional. Geralmente, são atendidos casos de resfriado e desidratação por causa da fome e da falta de assistência sofridas pelos civis", diz-se o comunicado.

As primeiras crianças a receber a ajuda humanitária russa na parte oriental de Aleppo. - Sputnik Brasil
Crianças sírias recebem 40 toneladas de presentes coletados na Rússia
De acordo com a nota do ministério, o hospital recebe muitos casos de vítimas de ferimentos graves de tiros.

Muitas pessoas que chegam ao hospital russo não possuem documento pessoal e precisam muito da ajuda médica. A idade das crianças atendidas não supera os 16 anos; muitas mulheres chegam com bebês.

"Os médicos do Ministério para Situações de Emergência atenderam uma mulher que deu a luz ao seu bebê há três dias. Segundo ela, a criança está com problemas na pele. De acordo com os médicos, a criança precisava simplesmente de um banho, já que não tinha sido banhada após seu nascimento. O primeiro exame ortopédico mostrou que a criança é saudável", informou o comunicado.

Sírios evacuados de Aleppo oriental chegam na região de Khan al-Aassal, controlada pela oposição, em 15 de dezembro de 2016, a primeira parada rumo aos campos temporários na periferia de Idlib. - Sputnik Brasil
UNICEF: 2.700 crianças evacuadas de Aleppo em 24 horas
De acordo com os dados divulgados, o centro conta com todos os equipamentos e pessoal necessários para atender a população.

O hospital aeromóvel consegue funcionar livremente por pelo menos 14 dias, tratando até 200 por dia e sendo capaz de internar 50 pessoas.

O Centrospas é capaz de prestar ajuda médica de emergência em diferentes zonas climáticas e geográficas. O hospital conta com bloco médico, quartos para funcionários, bloco higiênico e energético.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала