China devolve drone submarino aos EUA

© AFP 2023 / Alex OgleUm arquipélago no mar do Sul da China (foto de arquivo)
Um arquipélago no mar do Sul da China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ao meio-dia (horário local), a China entregou aos EUA o drone que tinha sido apreendido na semana passada no mar do Sul da China, informa o Ministério da Defesa chinês.

Imagem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, publicada em um dos jornais chineses, Pequim, China, novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Incidente com submersível dos EUA na China pode ser um sinal para Donald Trump
"A China e os EUA concluíram com êxito, depois de consultas amistosas na parte correspondente do mar do Sul da China, os procedimentos de entrega do veículo submarino não tripulado norte-americano", diz o site do ministério.

De acordo com a versão do Pentágono, citada pela Reuters, o drone submarino foi capturado por um navio da Marinha chinesa em 15 de dezembro a noroeste da baía de Subic. Isto seria "o primeiro incidente deste tipo".

Hoje, o Pentágono já confirmou ter recebido o aparelho. O secretário de imprensa da autoridade, Peter Cook, postou no seu Twitter a confirmação oficial.

As autoridades chinesas justificaram a captura alegando medidas para evitar "uma ameaça a navios e pessoal que passam pela zona marítima". A decisão de devolver o aparelho veio depois — sem se esquecer de criticar "as missões de reconhecimento e pesquisas nas águas perto da China" realizadas pelos Estados Unidos, nas palavras de Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Por sua parte, os EUA insistem que o aparelho, lançado do navio de pesquisa oceanográfica USNS Bowditch, cumpria uma missão excusivamente científica.

© Sputnik / Vitaly PodvitskyChina retorna drone submarino aos EUA
China retorna drone submarino aos EUA - Sputnik Brasil
China retorna drone submarino aos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала