Síria
A futura presença da Rússia na região do mar Mediterrâneo foi confirmada pela ratificação do acordo entre a Rússia e a Síria sobre a implantação permanente do grupo aéreo russo na base de Hmeymim, na província de Latakia, a pedido da parte síria.
A presença russa na região também é reforçada na sequência das negociações sobre a base naval russa na cidade portuária síria de Tartus.
Exercícios militares
O Ministério da Defesa russo declarou que em 2017 as Forças Armadas da Rússia continuarão a realizar exercícios militares de forma muito intensa. Será desenvolvida a prática de exercícios militares bilaterais com treinamentos de deslocação de militares para polígonos desconhecidos.
As Forças Armadas russas já começaram os preparativos para os Terceiros Jogos Internacionais Militares ArMI 2017, marcados para 29 de julho – 12 de agosto.
Sem dúvida, o evento principal na área de exercícios serão as manobras Zapad 2017 (Ocidente 2017). O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, disse que a ideia principal do evento é treinar os métodos para garantir a segurança em várias áreas estratégicas.
Olimpíada militar
O Ministério da Defesa russo disse que os atletas russos esperam vencer a Olimpíada. Há que lembrar que a equipa da Rússia, que participou dos Sextos Jogos Militares Mundiais de inverno, realizados em outubro de 2015 na Coreia do Sul, obteve 135 medalhas e tornou-se a melhor em toda a história da competição.
Novos equipamentos militares
Espera-se que em 2017 a Rússia comece a construção de dois submarinos – um Yasen e um do projeto 636.3 para a Frota do Pacífico, variante modernizada do submarino Varshavyanka. Terá assim início a construção de uma série de seis submarinos equipados com mísseis Kalibr. Planeja-se terminar a construção destes submarinos em 2021.
Exposições militares na Rússia
Em 2017 a Rússia será palco de quatro exposições militares internacionais. O 8º Salão Militar Naval Internacional terá lugar em São Petersburgo em 28 de junho – 2 de julho. A exposição apresentará os últimos êxitos da construção naval (navios e equipamentos), bem como tecnologias e materiais com base em novíssimas elaborações russas e estrangeiras.
Além disso, em 6-9 de setembro será realizada a exposição de equipamento militar em Nizhny Tagil Russia Arms Expo 2017. O objetivo da exposição é de ajudar à promoção do equipamento militar russo no mercado interno e externo, demonstrar novíssimas elaborações russas e estrangeiras e desenvolver contatos com parceiros internacionais.