Nos últimos 10 anos OTAN aumentou presença aérea junto à Rússia em 3 vezes, diz ministro

© AFP 2023 / DAMIEN SIMONARTCaça polonês F-16 voa sobre o norte da Polônia no âmbito de manobras da OTAN Anaconda, 10 de junho de 2016
Caça polonês F-16 voa sobre o norte da Polônia no âmbito de manobras da OTAN Anaconda, 10 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ao longo dos últimos 10 anos, o bloco militar da OTAN aumentou sua presença aérea de reconhecimento em três vezes junto às fronteiras russas e em oito vezes – nas fronteiras ocidentais, comunicou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

"A atividade da inteligência militar dos países-membros da OTAN aumentou ao longo de todo o perímetro do território russo, ao longo dos últimos 10 anos o número total dos seus aviões de reconhecimento atuando perto das fronteiras russas cresceu quase em 3 vezes, nas fronteiras do sudoeste — em 8 vezes", afirmou o ministro da Defesa russo.

Drone (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Polônia acusa Rússia de violar espaço aéreo usando drones
Ele frisou que "por comparação, na década de 90 houve 107 de tais voos, nos primeiros dez anos do novo milênio — 298, enquanto neste ano já foram 852", e adiantou que a Rússia não toma parte da corrida armamentista e apenas realiza iniciativas programadas pelo governo russo em 2012, visando "garantir que em 2017 as Forças Armadas da Rússia estejam equipadas com armamentos e equipamentos modernos ao nível de 60%".

Segundo o ministro, a intensidade total das ações da inteligência naval perto do mar territorial russo aumentou 1,5 vezes. "Nós (…) impedimos quaisquer tentativas de violar as fronteiras marítimas russas", ressaltou.

O alto responsável oficial recordou que em 2017 a OTAN planeja instalar 4 grupos táticos reforçados a nível de batalhão na região do Báltico e na Polônia.

"A chefia da OTAN tomou a decisão de instalar 4 grupos táticos a nível de batalhão no Báltico e na Polônia no próximo ano, bem como instalar e manter uma brigada blindada das tropas terrestres norte-americanas no território de alguns países da Europa do Leste", especificou o chefe do Ministério da Defesa russo.

O ministro acrescentou que o orçamento dos países da Aliança Atlântica aumentou em 26 bilhões de dólares totalizando 918 bilhões.

Tropas da OTAN na Europa Oriental - Sputnik Brasil
Rússia promete responder ao envio de batalhões da OTAN para Polônia e Países Bálticos
Shoigu também falou das prioridades da política militar russa, afirmando que no domínio da defesa o país está focado em estreitar laços com as repúblicas pós-soviéticas que integram a CEI (a Comunidade dos Estados Independentes), a OTSC (a Organização do Tratado de Segurança Coletiva) e a Organização para Cooperação de Xangai.

"A cooperação militar e técnica com os países asiáticos têm se desenvolvido ativamente. Uma atenção particular tem sido atribuída aos nossos parceiros estratégicos tradicionais — à China e à India", frisou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала