"A atividade da inteligência militar dos países-membros da OTAN aumentou ao longo de todo o perímetro do território russo, ao longo dos últimos 10 anos o número total dos seus aviões de reconhecimento atuando perto das fronteiras russas cresceu quase em 3 vezes, nas fronteiras do sudoeste — em 8 vezes", afirmou o ministro da Defesa russo.
Segundo o ministro, a intensidade total das ações da inteligência naval perto do mar territorial russo aumentou 1,5 vezes. "Nós (…) impedimos quaisquer tentativas de violar as fronteiras marítimas russas", ressaltou.
O alto responsável oficial recordou que em 2017 a OTAN planeja instalar 4 grupos táticos reforçados a nível de batalhão na região do Báltico e na Polônia.
"A chefia da OTAN tomou a decisão de instalar 4 grupos táticos a nível de batalhão no Báltico e na Polônia no próximo ano, bem como instalar e manter uma brigada blindada das tropas terrestres norte-americanas no território de alguns países da Europa do Leste", especificou o chefe do Ministério da Defesa russo.
O ministro acrescentou que o orçamento dos países da Aliança Atlântica aumentou em 26 bilhões de dólares totalizando 918 bilhões.
"A cooperação militar e técnica com os países asiáticos têm se desenvolvido ativamente. Uma atenção particular tem sido atribuída aos nossos parceiros estratégicos tradicionais — à China e à India", frisou.