O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia revogou o registro de 16 carros sem motorista da empresa, depois de uma batalha de uma semana com a Uber. O regulador exigiu que a Uber obtenha uma licença para testar seus carros autônomos em estradas públicas, mas a companhia insistia que não era obrigada a fazê-lo.
"Agora estamos procurando por locais onde poderemos reimplantar esses carros, mas permanecemos 100% comprometidos com a Califórnia e estaremos redobrando nossos esforços para desenvolver regras operacionais em todo o estado", disse uma porta-voz em comunicado.
Risco a ciclistas
Este não foi o único problema apresentado pela Uber. Depois de ser bastante questionada por veículos de imprensa personalizada depois de uma denúncia da coalizão São Francisco Bicycle, a empresa admitiu que os carros autônomos que testava faziam curvas inseguras a partir do lado contrário por meio das ciclofaixas, em vez de primeiro se aproximar delas.
“Posso dizer em primeira mão: esses veículos ainda não estão prontos para as nossas ruas. Lançar tecnologia de carros autônomos antes que esteja regulamentada e segura para as nossas ruas é algo inaceitável”, afirmou o diretor da coalizão, Brian Wiedenmei.
A empresa disse à época que estava tentando resolver o problema.