"As Forças Armadas da Ucrânia estão prontas para realizar a recente decisão do Grupo de Contato de Minsk", disse Olexandr Motuzyanyk, porta-voz do Ministério da Defesa, a jornalistas durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que exército ucraniano já retirou suas armas da linha de frente de acordo com o acordo de Minsk, disse ele.
Na quarta-feira, o Grupo de Contato, que realizou uma reunião na capital da Bielorrússia, pediu aos dois lados do conflito no leste da Ucrânia que comecem um cessar-fogo abrangente, estável e indefinido a partir da meia-noite do sábado.
Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou o acordo alcançado pelos representantes russos, ucranianos e europeus para cessar as hostilidades, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na sexta-feira.
"O presidente russo congratula-se com o acordo alcançado no Grupo de Contato [trilateral] declarando um regime de silêncio sobre a linha de contatos no sudeste da Ucrânia", disse Peskov.
O cessar-fogo está agendado para começar à meia-noite hora local (20h no horário de Brasília) do sábado, 24 de dezembro.