Se Turquia sair da OTAN, Rússia vai beneficiar

© Sputnik / Sergei GuneevPresidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, após a reunião que mantiveram em Istambul
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, após a reunião que mantiveram em Istambul - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cooperação ativa entre Ancara e Moscou preocupa o Ocidente porque o desenvolvimento futuro das relações entre os dois países poderá resultar na saída da Turquia da OTAN e significar um enorme sucesso da política externa da Rússia, escreve o Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A correlação de forças no Oriente Médio mudou de novo após a Rússia, Turquia e Irã terem chegado a acordo de que o problema da Síria não tem uma "solução militar". Esse evento tornou-se não só um "momento de viragem" no conflito, mas também demonstrou a disponibilidade do presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan de moderar as suas ambições na região em prol de fortalecimento dos laços com a Rússia, aponta a edição.

Marshal Ustiov, cruzador de mísseis russo - Sputnik Brasil
Cruzador de mísseis russo Marshal Ustinov volta ao serviço ativo da Marinha
A reconciliação entre Moscou e Ancara era algo difícil de imaginar porque as relações bilaterais estavam, de fato, "congeladas" após o abate do avião militar russo pela Força Aérea da Turquia no espaço aéreo da Síria em 24 de novembro de 2015. No entanto, Erdogan tentou, durante longo tempo, encontrar uma forma de se reconciliar com a Rússia. Em junho, ele pediu desculpas pela derrubada do avião Su —24, tendo posteriormente sublinhado a sua disponibilidade para restabelecer as relações amigáveis entre os dois países. Após a tentativa de golpe de Estado na Turquia, não tendo recebido apoio suficiente do Ocidente, Erdogan mudou decisivamente a orientação da sua política externa para o Oriente, frisa o autor do artigo.

Presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante a cerimônia de bem-vindo, Casa Branca, Washington, EUA, 28 de abril de 2015 - Sputnik Brasil
Primeiro-ministro do Japão irá aos EUA
Agora a colaboração entre Moscou e Ancara está se desenvolvendo rapidamente. Erdogan mostrou interesse nos sistemas russos de defesa antimíssil e Moscou cancelou o embargo aplicado aos produtos alimentares turcos. Para além disso, a Rússia deixou de desaconselhar as viagens dos seus turistas à Turquia. Em outubro, os países anunciaram a construção do gasoduto Corrente Turca; em novembro, Erdogan afirmou que a Turquia não deve se concentrar só na União Europeia e que é necessário cooperar com a China e a Rússia, diz a edição.

Em resumo, para Moscou tudo "é excelente". Graças à reunificação da Crimeia, a Rússia tornou-se de novo a potência dominante no mar Negro e Erdogan pode manter a rota para o mar Mediterrâneo. Se Moscou conseguir alcançar a saída da Turquia da OTAN, a Rússia poderá obter a sua maior vitória na política externa, que ofuscará até o seu êxito na Síria, concluiu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала