Esta opinião foi expressa no canal Fox News pelo republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA.
"Acho que Trump compreende o fracasso completo da estratégia na política externa de Obama — Kerry — Clinton nesta região. Em Moscou foram realizadas negociações com participação da Turquia, que é um país aliado da nossa OTAN por quase 50 anos. O Irã e a Rússia decidem realizar negociações sobre a Síria sem nenhuma contribuição da América [do Norte]", disse.
Gingrich sublinhou também que atualmente os EUA estão em um beco sem saída e é por isso que deverão rever e analisar suas ações.
"Acho que, pela primeira vez, nós somos testemunhas não só da diminuição da influência e fracasso da política dos EUA na região do Oriente Médio. Nós estamos vendo como o poderio dos EUA está diminuindo e a sua política na região da Síria está sofrendo um fiasco em seu todo", sublinhou.
Falando com a Sputnik Persa o especialista explicou:
"Os EUA têm uma influência séria na arena internacional, tentam dar os passos que eles consideram importantes em ambas as frentes política e militar. Mas, com a passagem do tempo, tornou-se claro que essas medidas e esses passos estão infrutíferos e ineficazes, especialmente na questão da luta contra o terrorismo na Síria".
O especialista iraniano acredita que a razão para a falta de eficácia norte-americana na Síria é o uso de duplos padrões.
"Eles durante todo este tempo só 'têm feito de conta' que estão liquidando terroristas", declarou.
Ao mesmo tempo, o Irã e a Rússia como dois aliados estratégicos, têm apoiado o governo sírio, falando sobre a necessidade de dar ao povo da Síria a possibilidade de determinar o seu futuro, acredita Rezakhah.