"Nos últimos tempos, a coalizão internacional não tem apoiado os esforços da Turquia no combate aos terroristas. Se essa coalizão foi estabelecida com objetivo de lutar contra o Daesh, e a Turquia, por sua vez, criou condições para o combate ativo ao terrorismo, por que, neste caso, Ancara não recebe o apoio correspondente?", declarou Mevlut Cavusoglu.
Segundo nota a agência, o ministro turco deu como exemplo o fato de quando um reforço foi enviado de Raqqa para apoiar os terroristas que se entrincheiraram em Al-Bab, Ancara informou a coalizão internacional sobre as coordenadas dos terroristas, mas nenhum ataque aéreo foi efetuado.
É natural que o público turco, observando tudo isso, se está perguntando: "Se esses países não estão apoiando a Turquia, porque usam a base aérea de Incirlik?", frisou Cavusoglu.
A base aérea de Incirlik é usada pelas forças aéreas dos EUA e da Turquia. O uso da base é regulado pelo Tratado de Cooperação Militar e Econômica entre os dois países. Na base estão colocados aviões de vários países que fazem parte da coalizão liderada pelos EUA e realizam operações aéreas contra o Daesh.