EUA arriscam perder posições na resolução da crise no Oriente Médio

© flickr.com / Chad RosenthalJerusalém Oriental
Jerusalém Oriental - Sputnik Brasil
Nos siga no
Chefe do partido Iniciativa Nacional Palestina, Mustafa Barguti declarou no domingo passado (8), em entrevista à Sputnik Árabe, que se os políticos americanos realmente transferirem sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, eles irão perder a possibilidade de participar da resolução pacífica da situação no Oriente Médio.

"Esse passo será um precedente perigoso em direito internacional. A transferência da embaixada americana para Jerusalém irá significar o reconhecimento oficial da anexação israelense. Mas isso contradiz dezenas de leis internacionais e a resoluções da ONU que condenam Israel pela construção de assentamentos nos territórios da Palestina ocupados desde 1967. Neste caso, os EUA se tornarão parceiros de Israel em violação do direito internacional, que exclui a possibilidade de anexação de territórios a força", explicou Barguti.

Jornalista e fundador do WikiLeaks Julian Assange ao dar um discurso on-line na conferência internacional sobre a mídia - Sputnik Brasil
WikiLeaks transmite coletiva de imprensa sobre relatório da CIA e eleições nos EUA
Segundo frisou o chefe do partido palestino em entrevista à Sputnik Árabe, um dos comités da Organização para a Libertação da Palestina realizou ontem uma reunião para definir medidas que a Organização irá tomar caso os EUA transfiram sua embaixada para Jerusalém.

Os americanos devem ter em conta que a reação da Palestina será imediata, sublinhou o especialista.

Esplanada das Mesquitas - Sputnik Brasil
EUA oferecem ajuda a Israel na investigação do atentado em Jerusalém
Durante as eleições presidenciais nos EUA, Donald Trump prometeu que, caso fosse eleito chefe do Estado, ele iria transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém. Após ter sido eleito, Trump propôs David Friedman para o posto de embaixador dos EUA em Israel, o qual expressou a esperança de trabalhar em prol de paz "na embaixada dos EUA na capital eterna de Israel — Jerusalém".

A questão da localização de embaixadas estrangeiras em Israel é politizada, porque não só os israelenses consideram Jerusalém como sua capital, como também os palestinos. Em 1967, Israel invadiu Jerusalém Oriental, povoada por árabes e então controlada pela Jordânia. A embaixada dos EUA, como as de muitos outros países, está localizada em Tel Aviv.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала