O ataque foi realizado às 06h18, hora local (às 02h18, horário de Brasília) na rua Trikupis, em Atenas. O atirador disparou três vezes contra um ônibus das forças especiais da polícia, a pouca distância, provavelmente usando um fuzil de assalto Kalashnikov.
Duas balas quebraram o vidro dianteiro do veículo, mais uma danificou a parede do prédio. Um dos policiais sofreu ferimentos ligeiros de estilhaços de vidro e foi hospitalizado.
Há alguns dias o serviço antiterrorista da polícia grega deteve a terrorista Pola Roupa, procurada ativamente pelas autoridades. Foi oferecido um milhão de euros pelas informações relativas à sua localização.
O incidente ocorrido hoje faz lembrar o ataque contra policiais em 5 de janeiro de 2009, levado a cabo por militantes do movimento Luta Revolucionária. Naquela vez, as forças especiais da polícia foram alvejadas às 03h00 da noite perto do prédio do Ministério da Cultura, no mesmo bairro de Ekzarhia. Um policial ficou ferido. No local do crime foram achados 25 cartuchos de fuzil Kalashnikov e de uma pistola de 9 mm.