Rússia compartilha 'armas climáticas' com Sérvia

© AFP 2023 / DAVID MCNEWMontes de neve na Califórnia, EUA, 9 de janeiro de 2017
Montes de neve na Califórnia, EUA, 9 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Frequentemente, países ocidentais suspeitam que Moscou e Belgrado estejam por trás de "centro de espionagem". Por partes, eles têm razão, pois os russos espionam o tempo e, além disso, ofereceram acesso ao sistema de monitoramento espacial para os sérvios, em caso de emergência.

O sistema de monitoramento acompanha as mudanças climáticas, deslocamento da crosta terrestre, incêndios e inundações. Todos os dados chegam ao centro operacional do Ministério para Situações de Emergência em Moscou, ligado ao Centro humanitário na cidade sérvia de Nis.

© Foto / Centro humanitário russo-sérvioMapa de monitoramento de incêndioa no território da Europa e Ásia do Centro russo-sérvio
Mapa de monitoramento de incêndioa no território da Europa e Ásia do Centro russo-sérvio - Sputnik Brasil
Mapa de monitoramento de incêndioa no território da Europa e Ásia do Centro russo-sérvio

O diretor do centro, Bojan Glamoclija, disse à correspondente da Sputnik Sérvia, Senka Milos, que este sistema é de grande importância para o país. Para reforçar o destaque, o diretor citou que se não fossem os dados do centro, uma cidade síria teria sido destruída por completo. Especialistas conseguiram detectar a tempo que o gelo acumulado no rio poderia provocar uma inundação e causar tragédia a uma cidade de 100 mil habitantes.

"Após identificação e monitoramento dos territórios, concluiu-se que o gelo devia ser explodido. Com a missão cumprida, a necessidade de evacuação da população cercada por neve e gelo desapareceu", disse.

Groenlândia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Descongelamento da Groenlândia irá parar corrente do Golfo e gelará Europa
Segundo Glamoclija, o monitoramento espacial permite acompanhar situações de emergência por todo o mundo e principalmente nos países Balcânicos. Por exemplo, no ano passado, durante inundações na Macedônia, foram obtidas imagens da situação por completo.

O sistema demonstrou a sua segurança durante os recentes terremotos na Itália, disse. Especialistas conseguiram prognosticar com antecedência o que acontecerá e quais regiões estavam ameaçadas.

O centro humanitário russo-sérvio espera que a cooperação com países da União Europeia na área de monitoramento espacial dê frutos. Quando se trata de segurança, a política deve ficar de lado, opinam especialistas do centro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала