Senador russo: Tillerson provou o caráter artificial da histeria dos opositores de Trump

© AFP 2023 / KENA BETANCURDemonstrantes protestam contra a eleiçao de Donald Trump como novo presidente dos EUA perante a Torre de Trump em Nova York, EUA, 12 de novembro de 2016
Demonstrantes protestam contra a eleiçao de Donald Trump como novo presidente dos EUA perante a Torre de Trump em Nova York, EUA, 12 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
As declarações do candidato ao cargo de secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, refletem a posição do “mainstream” político norte-americano e isso prova o “caráter artificial da histeria” dos opositores do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse o senador russo, Aleksei Pushkov.

Multidão assista à conferência de paz - Sputnik Brasil
Tillerson: EUA precisam estudar a possibilidade de participar da trégua na Síria
O comitê de Relações Externas do Senado dos EUA, sabatinou nesta quarta-feira o ex-presidente da ExxonMobil, o empresário norte-americano Rex Tillerson, indicado por Donald Trump para ocupar o cargo de secretário de Estado. Durante a audição, Tillerson respondeu muitas perguntas sobre a Rússia e sobre as relações bilaterais EUA-Rússia. Em suas declarações, ele apoiou a manutenção das sanções contra a Rússia, sustentou a atual posição de Washington em relação à Crimeia, mas também destacou a importância de ampliar a cooperação bilateral, apesar de divergências em algumas esferas. Tillerson também classificou de inadmissíveis as ações da Rússia na Síria, recusando porém chamar de “crimes de guerra” as ações do presidente russo, Vladimir Putin, no país.

“Durante as audições, Tillerson expressou as posições do mainstream político americano. Isso prova mais uma vez o caráter artificial da histeria dos opositores de Trump”, escreveu o senador em sua conta no Twitter. 

Rex Wayne Tillerson, presidente da maior empresa petrolífera dos EUA – ExxonMobil - Sputnik Brasil
'Amigo de Putin' e possível secretário de Estado destaca prioridades externas dos EUA
Alguns políticos e imprensa norte-americana manifestaram, em diversas ocasiões, preocupação com as conexões de Tillerson na Rússia. No final da década de 1990, ele era responsável pelos projetos da ExxonMobil na Rússia. Em 2011, já na presidência da empresa, ele celebrou acordo sobre perfuração de sondas no Ártico com a Rosneft e realizou diversas reuniões com o presidente Vladimir Putin. Além disso, ele foi condecorado, em 2013, com a ordem russa da Amizade. Durante sua presidência na ExxonMobil, ele se manifestou contra sanções antirrussas, que suspenderam o projeto de sua empresa com a Rosneft.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала