China e Vietnã acordam resolver disputa sobre mar do Sul da China

© REUTERS / KyodoGrupo de ilhas disputadas no mar do Sul da China: Uotsuri, Minamikojima e Kitakojima denominados Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo)
Grupo de ilhas disputadas no mar do Sul da China: Uotsuri, Minamikojima e Kitakojima denominados Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China e o Vietnã acordaram uma via para resolver a disputa territorial existente sobre o mar do Sul da China, informou neste sábado a agência Xinhua que cita um comunicado conjunto.

O comunicado foi tornado público após a visita à China do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong.

O documento citado destaca que os lados realizaram "uma troca de opiniões honesta" sobre as questões que têm a ver com o território em disputa. Os lados concordaram em procurar formas de resolução de longo prazo por via de negociações e também discutir decisões temporárias que não influam nas posições de cada país.

Construção de ilhas artificiais chinesas no mar da China Meridional - Sputnik Brasil
Tillerson compara construção de ilhas chinesas no mar do Sul da China à questão da Crimeia
Além disso, ambos os lados acordaram evitar ações que possam dificultar a situação ou levar ao aumento de tensão.

A China tem divergências sobre fronteiras marítimas e zonas de responsabilidade no mar do Sul da China e no mar da China Oriental com uma série de países da região — Japão, Vietnã e Filipinas.

Segundo a posição do lado chinês, o Vietnã e as Filipinas se aproveitam do apoio norte-americano na escalada da tensão na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала