Mais cedo foi divulgado que o presidente russo Vladimir Putin, na sequência da iniciativa da governadora da região, Natália Zhdanova, ordenou ao governo federal aprovar o plano acima mencionado até 1 de maio de 2017.
O plano abrange o período até 2030. Atualmente o governo da região de Transbaikal trabalha em conjunto com cientistas, empresários e cidadãos na elaboração do documento.
Segundo Novichenko, no momento o projeto prévio já existe e foi apresentado em vários encontros de especialistas, inclusive no Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia.
O plano prevê duas etapas de desenvolvimento: a primeira, entre anos 2017 e 2021, será dedicada à realização de projetos existentes na região e à criação de bases para o futuro desenvolvimento; a segunda, que durará até 2030, visará o desenvolvimento da economia em Transbaikal.
De acordo com as autoridades, durante as discussões os especialistas debateram também o desenvolvimento da esfera aeroespacial na região. Por exemplo, foi apoiada a ideia de criação de empresas e entidades nesta área para abastecer o cosmódromo Vostochny.
"Mais do que isso, durante o encontro foi expressa a ideia de organização de um centro de cooperação russo-chinês na esfera das pesquisas espaciais", diz-se no comunicado da assessoria de imprensa da região.
Ainda de acordo com a informação divulgada, a região pretende desenvolver as pequenas e médias empresas em outras esferas econômicas.