A nova faculdade será 43ª da Universidade, considerada por muitos dentro e fora do país como a maior e melhor da Rússia.
Falando sobre a nova faculdade com uma correspondente da Sputnik Japão, o reitor disse que os alunos da faculdade se tornarão especialistas na área de pesquisa espacial com conhecimentos fundamentais.
O aparecimento da faculdade era necessário devido às cada vez maiores necessidades na área espacial, inclusive o funcionamento do cosmódromo Vostochny, conforme informou o reitor:
"De que faculdade se trata? É o que ainda não foi estudado, é o espaço, são os buracos negros e comportamento do homem no espaço, na imponderabilidade… Tudo isso são ciências fundamentais ligadas com a exploração do espaço".
Os primeiros estudantes serão admitidos na faculdade já em setembro de 2017. A abertura da faculdade também faz parte do acordo assinado entre a MSU e a corporação estatal russa Roscosmos sobre a cooperação nas áreas de pesquisa científica, educacional e projetos de construção.