Presidente da Ucrânia manda criar zona especial militar nos céus de Donbass

© AFP 2023 / GENYA SAVILOV Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko em visita a base militar nos arredores de Kiev
Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko em visita a base militar nos arredores de Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, alterou a divisão administrativa e militar da Ucrânia com a criação da zona aérea Vostok (Leste).

Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia - Sputnik Brasil
Poroshenko se esconde dos ucranianos e 'tem suas razões para fazer isso'
Antes disso, o espaço aéreo do país era composto por três zonas — Zapad (Oeste), Yug (Sul) e Tsentr (Centro) e uma região aérea militar acima do mar Negro. Os territórios do leste ucraniano, incluindo Donbass, faziam parte da zona Tsentr.

Sendo assim, a Ucrânia passa a possuir quatro zonas militares aéreas. De acordo com o decreto do presidente, as fronteiras da nova zona abrangem os territórios do leste da Ucrânia, incluindo as regiões de Donetsk e Lugansk que não estão sendo controladas diretamente por Kiev.

No que diz respeito às questões territoriais, na véspera Poroshenko anunciou que a Ucrânia "não pretende desbaratar territórios" e que, alegadamente, existem forças em Kiev que sugerem "desistir de Donbass".

Vale lembrar que, desde fevereiro de 2014, as autoridades da Ucrânia realizam uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) que, preocupadas com a política das novas autoridades do país, decidiram unir-se e formar a região de Donbass, rejeitando a legitimidade do novo gabinete de Kiev.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала