A Rússia e a Turquia realizaram uma operação conjunta de ataques aéreos contra o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) na província Al-Bab, em Aleppo. As ações foram em coordenação com a coalizão internacional liderada pelos EUA, que enviaram coordenadas dos alvos do grupo terrorista à Rússia pela primeira vez. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (23) pelo Ministério da Defesa da Rússia.
"Em 21 de janeiro, a Força Aeroespacial da Rússia e a Força Aérea da Turquia realizaram uma nova operação conjunta contra o grupo Daesh perto de Al-Bab, na província de Aleppo", informou o ministério.
Três aviões de ataque russos — dois Su-24M e um Su-34 — quatro aviões turcos — dois F-16 e dois F-4 — participaram da operação.
Esta foi a segunda operação conjunta da aviação russa e turca na Síria. Os primeiros ataques aéreos conjuntos entre as partes foram lançados em Al-Bab na última quarta-feira.
Al-Bab é um dos últimos redutos do Daesh perto da fronteira turca, sendo a tomada de controle sobre a cidade considerada de importância estratégica para a Turquia.