"O nosso trabalho é uma nova tentativa de explicar os fenômenos que estamos hoje observando na natureza. Nós descobrimos que a eficiência do transvasamento de energia na atmosfera da Terra, no sentido global dessa palavra, tem aumentado significativamente nas últimas quatro décadas, reagindo assim ao aquecimento global", declarou Liming Li da Universidade de Houston dos EUA no artigo publicado na Nature Communications.
Liming Li e seus colegas revelaram uma possível razão para o número crescente de catástrofes naturais, estudando de que maneira o aumento de temperaturas influencia o chamado ciclo de Lorenz — a circulação de energia na atmosfera e o processo ligado à transformação de energia potencial do calor em energia cinética das massas de ar. Primeiramente essa conexão foi descoberta e descrita matematicamente pelo famoso meteorologista americano Edward Lorenz, autor da Teoria do Caos e inventor do termo Efeito Borboleta.
Os cientistas tentaram definir de que maneira as alterações de temperatura, a força de irradiação da Terra pelo Sol e a flutuação da pressão atmosférica aumentam ou diminuem a velocidade de transformação de calor do ar em movimento de massas de ar e vice-versa.
Como mostrou a análise dos dados, o aumento de temperatura do ar e dos indicadores relacionados sempre levou a um único resultado — o aumento de eficiência das trocas de calor e aceleração da transformação de um tipo de energia em outro. Neste caso, tal "aumento de eficiência energética" tem efeito negativo.