"Os relatos de que há uma base da coalizão em Hasakah com 800 funcionários das operações especiais da coalizão implantados são imprecisos", disse Rankine-Galloway.
Posteriormente, uma fonte das Forças Democráticas da Síria, que pediu para permanecer anônima, confirmou à Sputnik Turquia a existência de uma grande base militar norte-americana na vila de Til Beder, localizada a 35 km de Al-Hasakah.
A fonte disse ainda que os militares dos EUA já chegaram à base e que, após a conclusão das obras, ela será a maior base militar norte-americana no país. De acordo com a fonte, a base, projetada para receber cinco mil soldados, também será usada por aviões dos EUA com o objetivo preliminar de facilitar a operação para liberar Raqqa e Deir ez-Zor.
"O Departamento de Defesa continua a recrutar, treinar, equipar e aconselhar os parceiros sírios controlados a combater o [grupo terrorista] ISIL [Daesh, autodenominado Estado Islâmico], aplicando pressão simultânea de todos os lados para espremer o grupo", afirmou o porta-voz do Pentágono nesta terça.
Devido a considerações de segurança operacional, os militares norte-americanos não revelam as localizações específicas das forças de operações especiais dos EUA, acrescentou Rankine-Galloway.