Esse muco é utilizado pelos mixinídeos para se defenderem de inimigos. Quando eles são atacados por outro animal, eles emitem o muco para colar a boca do inimigo e se evadirem.
O muco de mixinídeos se revelou eficaz por comparação com a seda de aranha. É por isso que os militares decidiram examina-lo e sintetiza-lo. O objetivo final dos pesquisadores consiste em equipar forças armadas com uma substância que servirá para aumentar a proteção dos soldados norte-americanos.
#USNavy synthetically recreates biomaterial to assist military personnel — https://t.co/qvXqeDFDRT pic.twitter.com/Vt52tj6cTv
— U.S. Navy (@USNavy) 24 de janeiro de 2017
Assim, o muco pegajoso se forma quando a água do mar entra em contato com elementos liberados pelo mixinídeo, que se dissolve rapidamente na água e forma uma camada espessa de muco e fios fibrosos ricos em filamentos intermediários. Quando todo este conjunto de fios gelatinosos entra em contato com a água do mar, a cola que os junta se dissolve e libera a energia elástica dos filamentos intermediários.
"As possibilidades para utilização de tal muco são múltiplas. Nosso objetivo é criar uma substância baseada neste muco que possa proteger nossos soldados", declarou Kogot.
Os cientistas tencionam continuar analisando a substância para descobrir algumas novas aplicações para ela.