Hoje, porém, o secretário da Fazenda mexicano, José Antonio Meade, alertou para os possíveis danos à economia mexicana caso a reunião não aconteça. Ele disse que é necessário "cuidado" com as situações que vão se desenrolar.
"Teremos de esperar, temos de ter cuidado para ver o que acontece o que sai das reuniões que eles estão tendo agora", disse Meade à Radio Formula, acrescentando que a economia mexicana vai ser impactada, caso o principal parceiro comercial do país latino-americano insista em políticas protecionistas.
Reação de Trump
Após reclamações do país vizinho, Donald Trump resolveu se manifestar pelas redes sociais. O presidente disse que os Estados Unidos possuem um déficit comercial de US$60 bi (cerca de R$190 bi) com o México e que a relação entre os dois países "tem sido um negócio unilateral". Ele também instou Peña Nieto a cancelar a reunião caso os mexicanos não concordem em pagar pelo muro.
Os EUA têm um déficit comercial de US $ 60 bilhões com o México. Trata-se de um acordo unilateral desde o início do NAFTA com um número enorme de empregos e empresas perdidas. Se o México não está disposto a pagar pelo muro, um tão mal necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião.