Premiê da França exorta UE a deixar de 'ingenuidade' e revidar protecionismo dos EUA

© AFP 2023 / GEORGES GOBETBandeiras de União Europeia e dos EUA
Bandeiras de União Europeia e dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
A União Europeia (UE) deveria ser capaz de proteger as suas indústrias e as suas fronteiras se os EUA optarem por concentrarem-se em si mesmos com as políticas protecionistas defendidas pelo presidente Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira (26) o premiê da França, Bernard Cazeneuve.

"Se a abordagem dos EUA consiste em retirar e defender os interesses das suas indústrias através do protecionismo (…), temos de responder adequadamente, deixando para trás uma forma de ingenuidade e angelismo, [com] a União Europeia podendo dizer, com autoridade plena, quais são nossas indústrias de destaque", disse Cazeneuve em discurso no Senado francês.

Segundo o primeiro-ministro, os pronunciamentos feitos por Trump durante sua campanha e depois de assumir o cargo, no que diz respeito ao assunto, são "surpreendentes" e "preocupantes".

Cazeneuve também sublinhou a importância de o continente europeu ter a capacidade de se proteger por conta própria, inclusive com o controle de suas fronteiras.

Cartão contra Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TTP) em Tóquio. 23 de abril, 2014 - Sputnik Brasil
'Saída dos EUA do TPP pode ser positiva para o Brasil', diz ministro
Após a inauguração de Trump, os EUA adotaram a política comercial “America First” ("EUA primeiro”), que se concentrará em trazer empregos e investimentos para o país. Trump também determinou o mesmo slogan para a política externa, prometendo se concentrar em questões de segurança nacional.

Na segunda-feira (21), Trump assinou uma ordem executiva retirando os Estados Unidos do tratado de livre comércio da Parceria Transpacífico (TPP), que reunia 12 países da região do Pacífico, e prometeu renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), com o México e o Canadá. 

Os planos para o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre os EUA e a UE, podem ser os próximos a serem descartados pela nova Administração norte-americana.

Trump também disse pode reconsiderar a contribuição dos EUA para a OTAN.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала