Com iminência do muro, presidente do México cancela reunião com Donald Trump

© REUTERS / Henry RomeroU.S. Republican presidential nominee Donald Trump and Mexico's President Enrique Pena Nieto walk out after finishing a press conference at the Los Pinos residence in Mexico City, Mexico, August 31, 2016
U.S. Republican presidential nominee Donald Trump and Mexico's President Enrique Pena Nieto walk out after finishing a press conference at the Los Pinos residence in Mexico City, Mexico, August 31, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Enrique Peña Nieto anunciou pelo Twitter que não vai mais a Washington na próxima terça tratar de migração e comércio com o presidente americano, Donald Trump; Cancelamento é considerado reação pela ordem executiva que dá início aos planos de construção do muro na fronteira.

Depois da pressão popular e midiática, o presidente do México, Enrique Peña Nieto anunciou que não comparecerá à reunião que teria com Donald Trump em Washington na próxima terça (31).

Pelo Twitter, o mandatário mexicano disse que informou a Casa Branca da decisão ainda pela manhã.

​Esta manhã informamos a Casa Branca que eu não vou participar da próxima reunião de trabalho na próxima terça-feira com @POTUS (Presidente dos Estados Unidos)

Peña Nieto, porém, não descartou a possibilidade de um novo encontro entre ele e o presidente dos EUA acontecer no futuro.

​O México reitera sua disposição de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos em nome de ambas as nações.

O cancelamento da reunião acontece como reação à ordem executiva assinada ontem por Trump autorizando o início da construção do polêmico muro entre os EUA e o México. Trump e partidários insistem em dizer que os mexicanos vão reembolsar os norte-americanos pela obra.

Trump e Peña Nieto - Sputnik Brasil
Quais podem ser as consequências se o presidente do México cancelar a reunião com Trump?
Segundo o The Washington Post, o dinheiro viria de um plano de reforma tributária corporativa. Assim, todas as importações mexicanas que entram nos EUA estariam sujeitas ao imposto de 20%, mas as exportações teriam o imposto reembolsado.

Também mais cedo, Donald Trump postou uma mensagem nas redes sociais em que acusava o México de se aproveitar de uma relação comercial que é "deficitária para os EUA há vários anos" e completou dizendo que, se Peña Nieto se recusasse a pagar pelo muro, então "deveria cancelar a próxima reunião" agendada entre os dois.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала