Depois da pressão popular e midiática, o presidente do México, Enrique Peña Nieto anunciou que não comparecerá à reunião que teria com Donald Trump em Washington na próxima terça (31).
Pelo Twitter, o mandatário mexicano disse que informou a Casa Branca da decisão ainda pela manhã.
Esta mañana hemos informado a la Casa Blanca que no asistiré a la reunión de trabajo programada para el próximo martes con el @POTUS.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 26 de janeiro de 2017
Esta manhã informamos a Casa Branca que eu não vou participar da próxima reunião de trabalho na próxima terça-feira com @POTUS (Presidente dos Estados Unidos)
Peña Nieto, porém, não descartou a possibilidade de um novo encontro entre ele e o presidente dos EUA acontecer no futuro.
México reitera su voluntad de trabajar con los Estados Unidos para lograr acuerdos en favor de ambas naciones.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 26 de janeiro de 2017
O México reitera sua disposição de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos em nome de ambas as nações.
O cancelamento da reunião acontece como reação à ordem executiva assinada ontem por Trump autorizando o início da construção do polêmico muro entre os EUA e o México. Trump e partidários insistem em dizer que os mexicanos vão reembolsar os norte-americanos pela obra.
Também mais cedo, Donald Trump postou uma mensagem nas redes sociais em que acusava o México de se aproveitar de uma relação comercial que é "deficitária para os EUA há vários anos" e completou dizendo que, se Peña Nieto se recusasse a pagar pelo muro, então "deveria cancelar a próxima reunião" agendada entre os dois.