"O presidente do México e eu concordamos em cancelar nossa reunião planejada para a próxima semana", disse Trump a deputados republicanos em um retiro na Filadélfia, segundo citado pela AFP.
"A menos que o México vá tratar os Estados Unidos com justiça e com respeito, tal reunião seria infrutífera, e eu quero seguir um caminho diferente”, acrescentou o líder norte-americano.
Depois da pressão popular e midiática, Peña Nieto anunciou mais cedo nesta quinta-feira que não compareceria à reunião que teria com Donald Trump em Washington na próxima terça (31).
Pelo Twitter, o mandatário mexicano disse que informou a Casa Branca da decisão ainda pela manhã.
Peña Nieto, porém, não descartou a possibilidade de um novo encontro entre ele e o presidente dos EUA acontecer no futuro. O secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, também afirmou que os EUA estão tentando remarcar o encontro e que manterão "as linhas de comunicação abertas".
Segundo o The Washington Post, o dinheiro viria de um plano de reforma tributária corporativa. Assim, todas as importações mexicanas que entram nos EUA estariam sujeitas ao imposto de 20%, mas as exportações teriam o imposto reembolsado.