Segundo a informação da mídia que surgiu na quinta-feira (26), o secretário da Defesa das Filipinas Delfin Lorenzana se regozijou pelas perspectivas que surgem no domínio da Defesa entre Manila e Moscou, confirmando que pretende acompanhar o presidente Rodrigo Duterte na sua viagem a Moscou, que deverá ter lugar em abril ou maio.
"Vou acompanhar o presidente na sua visita à Rússia. Esperamos assinar um memorando de entendimento no domínio militar com a Rússia, o que permite às suas tropas e seus navios se deslocarem até às Filipinas para acompanhar nossos exercícios militares. No caso de ratificação, poderemos acompanhar seus exercícios na Rússia", comunicou Lorenzana.
Também se considera possível a realização de exercícios conjuntos entre os dois países no futuro, caso outros tratados sobre este assunto sejam assinados entre todas as partes interessadas.
"Estamos examinando a possibilidade de adquirir drones de qualidade", acrescentou Lorenzana.
Entretanto a Rússia já tinha proposto à Manila uma gama ampla de equipamento militar, incluindo “navios, submarinos, aviões e helicópteros”.