Entre os europeus, quem está mais convicto da necessidade de a Europa ser apoiada pelos EUA e a OTAN são os poloneses (65%), os italianos (65%) e os alemães (63%). Na Espanha, a porcentagem é menor (56%), no Reino Unido, menor ainda (54%); já os franceses partidários desta opinião são 53%. Desta forma, a porcentagem daqueles que acham que a União Europeia pode garantir ela própria a sua defesa é máxima na França (30%), na Espanha (33%) e nos EUA (31%).

A questão da eficiência da OTAN voltou à atualidade depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a aliança de organização importante, mas "obsoleta", apelando a reformá-la.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.