- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Eunício Oliveira é eleito o novo presidente do Senado

© Geraldo Magela/Agência SenadoSenador Eunício Oliveira (PMDB-CE)
Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do Senado. Eunício venceu com 61 votos, contra dez de seu concorrente, o senador José Medeiros (PSD-MT), e outros dez votos em branco.

Manifestantes e policiais reproduzem cenário de guerra em Brasília após aprovação da PEC 55, em 13 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
O Senado contra o povo: 60% dos brasileiros são contra a PEC das maldades
Eunício foi o indicado pelo seu partido, o PMDB, que tem a maior bancada da Casa, e ocupará a presidência no biênio 2017-2018.

"Peço honra de ser merecedor da confiança de cada um de vocês para capitanear essa travessia. Não colocarei a nau do Senado contra as correntes, os ventos ou as marés tempestuosas. Sei que não navegarei sozinho e não deixarei que nosso barco fique à deriva", disse Eunício antes da votação do Plenário.

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que passará a ocupar a liderança do partido na Casa. O cargo era ocupado por Eunício.

Pouco antes do anúncio do resultado, Renan Calheiros discursou para fazer um balanço de sua gestão. Renan fez várias referências à Operação Lava Jato e as considerou tentativas de intimidação dos membros do Congresso Nacional. 

Renan Calheiros, montagem da internet - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
STF decide manter Renan na presidência do Senado, mas internet não perdoa: veja os memes
A falta de um candidato que não fosse ligado ao governo fez com que alguns senadores não votassem em nenhum dos candidatos. Foram dez votos em branco. Antes da votação, Lindbergh Farias (PT-RJ) lembrou que o PMDB participou do processo de impeachment, que considera inconstitucional, e disse que anularia seu voto. Outras senadoras, como Fátima Bezerra (PT-RN) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), adotaram a mesma postura.

A posição dos senadores, no entanto, não é a oficial do Partido dos Trabalhadores, que, por falta de consenso, liberou os parlamentares, que puderam decidir como votar, informou Agência Senado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала