A banda de rock dinamarquesa e coletivo de arte Dansk Flode ('Danish Cream') chegou recentemente a casa depois de um concerto para cerca de dois mil pinguins. Os únicos humanos entre o público eram dois pesquisadores de uma estação polar próxima que estavam presentes para assegurar que os "fãs" se portariam bem.
De acordo com o músico, cantor e designer de som Bjorn Vido, força motriz do grupo, os pinguins se mostraram perfeitamente satisfeitos com o show, que durou apenas 15 minutos.
Rockbandet #DanskFløde giver koncert et cool sted – på Sydpolenhttps://t.co/R04HFe3nsX pic.twitter.com/nutmpZGQ58
— GAFFA.dk (@GAFFA_DK) 25 de dezembro de 2016
"Os pinguins realmente gostaram da música. Bebês-pinguins estavam pulando para nos alcançar", disse Bjorn Vido ao jornal dinamarquês Berlingske.
O vídeo carregado na página do Facebook da banda apresenta vários pinguins movimentando-se em torno de pedras ou limpando suas penas ao som dos acordes suaves de Bjorn Vido. Em um truque relacionado, Dansk Flode trouxe uma máquina de corte de vinil e, assim, produziu o primeiro vinil do mundo da Antártica.
"Música de Pinguins" é composta a um ritmo de 90 batimentos por minuto, que é aproximadamente o mesmo que a frequência cardíaca em descanso dos pinguins. O concerto foi tocado inteiramente ao vivo sem bateria pré-gravada ou faixas de ritmo.
Segundo Bjorn Vido, a ideia deste estranho show foi inspirada no avô de sua namorada que em 1961 ficou preso no gelo na Antártida. Durante sua permanência involuntária, ele teria desenvolvido um relacionamento próximo com um pinguim.
Dansk Flode é uma banda de arte-rock "faça você mesmo" dinamarquesa fundada em março de 2003, que envolve mais de uma dúzia de participantes. Por sua própria admissão, Dansk Flode trabalha para criar arte positiva e enérgica envolvendo a interação com o público.