A chefe do PST, Benedicte Bjornland, frisou que a Rússia possa estar realizando um trabalho de preparação para causar um dano sério à segurança da Noruega. Conforme a recente avaliação do PST, a Rússia e outros países estrangeiros, alegadamente, trabalhavam para obter informações sobre as três principais áreas da Noruega: defesa e emergências, tomada de decisões e infraestrutura crucial.
De acordo com a entidade, a Rússia pode usar ameaças e pressão contra certos indivíduos para receber dados que precisa. O relatório do PST aponta que China e Rússia tentaram hackear sistemas de computadores das maiores empresas importantíssimas para a economia da Noruega.
Apesar do acima mencionado, o extremismo islâmico continua sendo a maior ameaça à Noruega. Os grupos terroristas Daesh e Al-Qaeda (organizações terroristas proibidas na Rússia) consideram o país como um alvo para ataques terroristas. Os recentes apelos destes grupos de realizar ataques contra o Ocidente podem ganhar apoio por parte de simpatizantes na Noruega. Existe um risco de que os recentes atentados contra os países ocidentais possam inspirar terroristas a realizar atos semelhantes na Noruega.