"Javelin, entre outras coisas, e blindados contrabateria", disse McCain à Sputnik International na quinta-feira (2), quando perguntado sobre que tipo de armas os Estados Unidos deveriam enviar para as forças do governo ucraniano.
Um único lançador de mísseis antitanque Javelin pode custar cerca de US$ 125.000 e cada míssil, cerca de US$ 40.000. O equipamento usa um sistema de orientação automático infravermelho que permite ao seu portador buscar cobertura imediatamente após o lançamento.
As autoridades russas advertem que se Washington fornecer armas à Ucrânia, só aumentará a violência e levará a mais derramamento de sangue na região.
A situação em Donbass, particularmente nas cidades industriais de Avdiivka e Yasinovataya, agravou-se significativamente no último fim de semana, quando ambas as cidades foram fortemente bombardeadas, o que resultou em grandes perdas de ambos os lados. As forças ucranianas e as milícias independentistas de Donbass estão trocando acusações pela escalada dos combates.