EXCLUSIVO: McCain diz que Trump deveria enviar mísseis Javelin para a Ucrânia

© Exército dos Estados Unidos / Domínio públicoSoldados lançam míssil Javelin
Soldados lançam míssil Javelin - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, deveria enviar lançadores de mísseis antitanque portáteis Javelin FGM-148 para Kiev a fim de apoiar as forças do governo da Ucrânia, segundo disse o senador republicano John McCain em entrevista à Sputnik.

"Javelin, entre outras coisas, e blindados contrabateria", disse McCain à Sputnik International na quinta-feira (2), quando perguntado sobre que tipo de armas os Estados Unidos deveriam enviar para as forças do governo ucraniano.

Forças ucranianas em Donetsk - Sputnik Brasil
Ataques das forças da Ucrânia em Donetsk deixam mortos e feridos
Em uma carta divulgada no início do dia, McCain pediu à administração do presidente Donald Trump que prestasse assistência letal defensiva à Ucrânia, alegando que a Rússia estaria intervindo no conflito no leste do país, mas não especificou a que tipo de armas se referia.

Um único lançador de mísseis antitanque Javelin pode custar cerca de US$ 125.000 e cada míssil, cerca de US$ 40.000. O equipamento usa um sistema de orientação automático infravermelho que permite ao seu portador buscar cobertura imediatamente após o lançamento.

As autoridades russas advertem que se Washington fornecer armas à Ucrânia, só aumentará a violência e levará a mais derramamento de sangue na região.

Militares ucranianos na cidade de Avdeevka, Ucrânia - Sputnik Brasil
Presidente da Ucrânia está em Berlim, mas há combates em Donbass – coincidência?
O vice-ministro da Defesa da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR), Eduard Basurin, disse à Sputnik na quinta-feira que as forças de Kiev estão bombardeando civis na cidade de Donetsk, um dos principais focos do conflito no sudeste da Ucrânia.

A situação em Donbass, particularmente nas cidades industriais de Avdiivka e Yasinovataya, agravou-se significativamente no último fim de semana, quando ambas as cidades foram fortemente bombardeadas, o que resultou em grandes perdas de ambos os lados. As forças ucranianas e as milícias independentistas de Donbass estão trocando acusações pela escalada dos combates.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала