O Blekinge, que leva o nome de uma antiga província sueca, foi o primeiro navio a sair do porto de Karlskrona em 1682. No ano passado, vestígios de navio, que condizem ao Blekinge, foram encontrados na baía de Karlskrona, localizada no sul da Suécia.
Southern #Sweden may have its own Vasa as historic #shipwreck is identified https://t.co/fwGGcjapcv #Blekinge pic.twitter.com/sFIutxIguV
— Debborah Donnelly (@DebbyDonnelly) 3 de fevereiro de 2017
"É com grande prazer que confirmamos uma descoberta de importância histórica", o jornal sueco Sydostran cita as palavras de Carolina Lorentzson Nilsson, chefe de informação das Forças Armadas da Suécia.
Ao contrário do Vasa — navio sueco dos anos de 1700 que se afundou e, posteriormente, tornou-se um ponto turístico do país após ser retirado das profundezas, o Blekinge não será resgatado por falta de condições. Graças a uma camada espessa de corais, o navio praticamente não sofre danos de outros navios que passam pela baía.
"Não, isso não acontecerá", disse o arqueólogo Jim Hansson do Museu Marítimo ao comentar as chances de resgate.
#CultureTrav A4: Well, Stockholm's @thevasamuseum *definitely* is a view you'll never forget! Impressing & so well preserved. pic.twitter.com/GNDMsdPGXO
— Jens Notroff (@jens2go) 17 de novembro de 2016
Primeiro, seria muito caro tirá-lo das águas, segundo, tecnologia moderna é capaz de documentar e observar os restos de navios. O pesquisador acrescentou que toda a região interna será estudada, mas que tirá-lo de lá, não é opção razoável.
O navio de guerra Blikinge é perecido com o navio Solen (O Sol) que foi encontrado em Karlskrona no ano de 2015.