A chefe de gabinete da Sérvia, durante as últimas semanas, visitou três vezes os Estados Unidos, onde participou da tomada de posse do novo presidente e do Café da Manhã Nacional de Oração.
Zeljka Cvijanovic disse à Sputnik Sérvia que o café da manhã foi "dominado por questões globais nas quais os Estados Unidos estão concentrados, por exemplo, a criação de uma grande e estável coalizão antiterrorista".
Ao mesmo tempo, ao falar sobre assuntos internos, Cvijanovic frisou a reforma econômica, o retorno de empresas aos EUA e a política orçamental.
"Eu acho que podemos encontrar o nosso lugar nos processos mencionados na conversa. Primeiramente, no que diz respeito à luta contra o terrorismo, bem como no estabelecimento de relações construtivas entre os dois países líderes do mundo — EUA e Rússia", disse Cvijanovic.
"Vamos ver como a situação vai se desenvolver, mas são absolutamente óbvios a resistência e o desejo de impor uma nova ordem atual no que era característico do governo anterior", disse Cvijanovic.
"Este obstáculo é criado por pessoas que, aparentemente, não tiveram muito sucesso na realização de seus planos na nossa região, e, portanto, sendo um absurdo, acusam de violação dos acordos de Dayton uma pessoa que defende o respeito aos fundamentos do documento e retorno à versão original do acordo. Precisamos de interlocutores sensatos que busquem entender a estrutura das relações na região e as principais ameaças, pois não precisamos de pessoas que substituam teses constantemente. Queremos que sejam pessoas com conceitos sensatos para todas as regiões, incluindo os Bálcãs, e está aí a chance para nós", frisou ela.