Aniversário de Kim Jong-il: momento para novas provocações da Coreia do Norte?

© AP Photo / Wong Maye-EOs norte-coreanos reverenciaram seus dois primeiros líderes: Kim Il-sung e Kim Jong-il.
Os norte-coreanos reverenciaram seus dois primeiros líderes: Kim Il-sung e Kim Jong-il. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Coreia do Sul receia "provocações estratégicas" de Pyongyang na véspera do aniversário do ex-líder da Coreia do Norte Kim Jong-il, festejado em 16 de fevereiro, comunicou na terça o presidente sul-coreano em exercício, Hwang Kyo-ahn.

Soldado norte-coreano perto do veiculo que conduz um míssil - Sputnik Brasil
Para cumprir previsões da CIA, Coreia do Norte tem que realizar 5 lançamentos de mísseis
Segundo a agência noticiosa Yonhap, Hwang Kyo-ahn exortou a manter a cooperação com os EUA no domínio da segurança devido a esta situação.  

"Neste mês, quando é festejado o 75º aniversário de Kim Jong-il, existe uma possibilidade muito elevada de provocação estratégica", comunicou Hwang Kyo-ahn, citado pela Yonhap

O presidente interino referiu a declaração da Coreia do Norte relativa à conclusão em breve dos testes de um míssil balístico intercontinental. 

Teste da bomba de hidrogênio da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
EUA prometem resposta 'esmagadora' a qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte
Entretanto, a Coreia do Norte, segundo as últimas informações, tem intenções de continuar lançando foguetes-portadores, apesar da proibição por parte do Conselho da Segurança da ONU, segundo comunicou na terça o jornal norte-coreano Rodong Sinmun. 

"Nosso país vai lançar seus próprios satélites nos prazos e nos lugares determinados pelo partido", diz o artigo. 

Os lançamentos de mísseis norte-coreanos escalam a tensão na região e no mundo devido ao perigo de que Pyongyang possa utilizar suas capacidades no domínio militar para lançar mísseis balísticos com ogivas nucleares.

A Coreia do Norte é acusada de violar as resoluções do Conselho da Segurança da ONU, que proíbem Pyongyang de desenvolver e testar capacidades nucleares e mísseis balísticos. Não obstante, a Coreia do Norte continua realizando seus programas militares sob pretexto de o país precisar "se defender da ameaça por parte dos EUA".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала