Estônia entra em pânico com a 'propaganda' russa

© AFP 2023 / Kazuhiro NogiA life-size Godzilla head on a balcony of the eighth floor of Hotel Gracery Shinjuku
A life-size Godzilla head on a balcony of the eighth floor of Hotel Gracery Shinjuku - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia está empenhada em uma guerra de informação contra a União Européia e a OTAN, usando uma ampla gama de instrumentos para impor o seu ponto de vista, informou o Conselho de Informações da Estônia (EIB), o serviço de inteligência do país.

Russia Today logo - Sputnik Brasil
Editora-chefe da Sputnik e RT: 'Estamos sendo ameaçados e isso nos preocupa'
"Para escalar as tensões, a Rússia, com ajuda de aliados, dissemina desinformação — uma mistura de verdades e de mentiras, destinadas a enganar os seus alvos. O Kremlin faz uso extensivo de meios de comunicação em idioma russo e idiomas estrangeiros, bem como de inúmeras contas de mídia social falsas", informa o relatório, intitulado "International Security and Estonia 2017".

De acordo com o relatório, a informação "fabricada", supostamente fornecida pela mídia russa, é usada ativamente por "círculos anti-elite" na União Européia.

"Para cumprir seus objetivos de política externa, o Kremlin está cada vez mais dependente dos partidos populistas de direita e de esquerda, engajados contra a União Européia e a OTAN — agora uma força política a ser reconhecida em toda a Europa", afirma o relatório.

A inteligência estoniana classifica a Frente Nacional francesa e a Alternativa para a Alemanha, ambos partidos de direita, de mais importantes parceiros russos da União Europeia.

Secretário da Defesa da Grã-Bretanha, Michael Fallon, espera fora do Ministério das Relações Exteriores antes de uma cúpula com as principais nações da coalizão contra o Estado Islâmico, 15 de dezembro de 2016, em Londres. - Sputnik Brasil
Reino Unido acusa Sputnik e RT de divulgar informação enganosa sobre Síria e Ucrânia
O relatório estoniano alerta que a Rússia pretende empreender ataques cibernéticos contra a Estônia no segundo semestre de 2017, quando o país estará ocupando a presidência da União Europeia.

"O objetivo de tais tentativas é lançar dúvidas sobre a reputação da Estônia como um estado e prejudicar a Estônia de uma forma ou de outra", diz o relatório.

Os países ocidentais têm acusando a Rússia de travar uma guerra de informação contra a União Européia e a OTAN. Essas acusações são usadas como pretexto para reprimir a mídia russa. Em 23 de novembro de 2016, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução equiparando a agência de notícias Sputnik e a emissora RT à propaganda do Daesh (também conhecido como Estado Islâmico).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала